A Kadima Asset Management é uma gestora de recursos independente fundada em abril de 2007 por profissionais que se desligaram do Banco Brascan tendo como base a larga experiência dos sócios-fundadores em mercados financeiros aliada à excelência acadêmica direcionada para a criação de técnicas de trading.

A elaboração de produtos diferenciados, bem como a busca por retornos absolutos de longo prazo descorrelacionados são os pilares fundamentais da empresa.

A filosofia de gestão adotada pela Kadima Asset Management é calcada principalmente em:

  • Larga experiência no mercado financeiro por parte dos sócios da empresa, incluindo mais de 15 anos de experiência dos gestores no mercado financeiro, o que inclui a gestão em meio a períodos de otimismo, bem como situações de crise do ponto de vista macroeconômico.
  • Excelência acadêmica direcionada para o mercado financeiro.
  • Operações realizadas em ambiente de risco financeiro controlado.
  • Extensa utilização de serviços de informação e equipamentos de informática como auxílio à tomada de decisões bem como à execução das operações.
  • Realização de elaborados e abrangentes back-tests para análise de estratégias antes de implementadas.
  • Foco nos resultados de longo prazo.
  • Alinhamento de interesses junto aos dos cotistas.
  • Maximização da relação risco-retorno para os cotistas.
  • Minimização, na medida do possível, da correlação dos investimentos com variáveis macroeconômicas (bolsa, câmbio e juros).

A área de Análise de Risco desempenha papel fundamental na Kadima Asset Management. No que tange às operações sistemáticas, o controle de risco de mercado e de liquidez está presente em todo o processo de estruturação, revisão e acompanhamento das estratégias de investimento.

Na gestão do risco de mercado das posições da gestora, adota-se o modelo de Value at Risk paramétrico para instrumentos lineares e Simulações de Monte Carlo para instrumentos não-lineares, tais como opções. Aliados ao VaR, são monitoradas as exposições totais do fundo a cada mercado (bolsa, juros, dólar, inflação, cupons etc) além de avaliada cuidadosamente a sensibilidade que cada um destes fatores de risco tem a variações nas cotações e taxas de mercado em cenários de estresse.

Há na Kadima a consciência de que todos os modelos de gestão de risco possuem vantagens e desvantagens. São reconhecidas as limitações de cada um desses modelos e, portanto,entende-se na gestora não poder aceitar pura e simplesmente seus resultados, especialmente no que diz respeito a eventos cuja probabilidade percebida é extremamente baixa, mas cujos desdobramentos podem ser bastante significativos.

Finalmente, vale observar que o risco não pode ser eliminado pois é inerente à gestão de investimentos. No entanto, a experiência adquirida em vários anos de pesquisa e trabalho são imprescindíveis para uma boa gestão, a fim de melhor dimensionar o risco do fundo sem afetar a geração consistente de resultados.